Muitos de nós crescemos vendo a comunicação por rádio acontecer bem na nossa frente. Seja em filmes de espiões ou com policiais e forças de segurança, os famosos walkie-talkies são parte da nossa cultura. Mas o que é a radiocomunicação de verdade? E como ela funciona?
Nesse artigo de hoje iremos falar bastante sobre esse universo, desde uma breve história de como esse meio de comunicação surgiu até as empresas que usam essa ferramenta todos os dias. Quer saber mais? É só continuar lendo!
Vamos falar sobre:
Mas, afinal, o que é radiocomunicação?
Vamos direto ao ponto: a radiocomunicação é a troca de informações por ondas eletromagnéticas, também conhecidas como ondas de rádio.
Pra dar uma ilustração prática, lembra daqueles telefones de copo que eram feitos com um copo descartável e barbante? A ideia é bem parecida.
A comunicação por rádio é um caminho de duas vias: enquanto um fala, o outro escuta, e vice-versa, por isso esses rádios são chamados de rádios bidirecionais.
Isso é diferente da radiodifusão, que é o que acontece nos rádios de carro. Nesse caso, só um lado fala e um escuta, o processo inverso não acontece.
Deu pra entender? Enquanto a radiodifusão é um caminho de mão única em que só um fala e o outro escuta, na radiocomunicação os dois lados podem falar e ouvir, só respeitando cada um a sua vez.
E como funciona a radiocomunicação?
Vamos pular a linguagem técnica e explicar o funcionamento do rádio comunicador usando o português claro.
A radiocomunicação é usada quando duas ou mais partes estão em lugares diferentes e precisam se comunicar. Para funcionar, é necessário que haja dois ou mais rádios comunicadores, conhecidos como transceptores (que transmitem e recebem informação).
O aparelho de rádio pega o sinal de voz ou texto e transforma em ondas magnéticas. Depois disso, a antena do rádio emite essas ondas no ar, que são recebidas pela antena de outro aparelho, que pega as ondas e as transforma de volta em som ou texto.
Esse processo funciona como um ping-pong, e só recebem as ondas os rádios que estão configurados no mesmo canal, na mesma frequência.
Existe um limite de alcance das ondas de rádio, que são determinadas pela presença de objetos que possam obstruir a passagem das ondas, a potência dos rádios, entre outros fatores. Nesses casos, é comum o uso de antenas externas e repetidores de sinal para aumentar o alcance da transmissão.
Existem vários detalhes sobre o funcionamento das ondas magnéticas, ondas UHF e VHF, e muito mais, mas acreditamos que essa explicação sobre o funcionamento do rádio comunicador seja suficiente para entender de forma bem prática como o sistema trabalha.
Uma breve história da comunicação por rádio
A importância da radiocomunicação nas empresas
Hoje temos a radiocomunicação como rotina de empresas em muitos setores, como:
- Segurança pública e privada
- Logística
- Hotelaria
- Agronegócio
- Mineração
- Óleo e gás
- Varejo
- entre muitos outros
Isso acontece porque a comunicação por rádio é uma das melhores formas de comunicação para empresas. Olha só alguns benefícios que esse meio de comunicação oferece:
1) Segurança
Muitos rádios modernos já vêm com sistema de criptografia, ou seja, apenas rádios autorizados podem ouvir o que é falado naquele canal. Isso traz segurança e confiabilidade na hora de se comunicar, já que ninguém de fora pode acessar informações importantes – e confidenciais – da empresa.
2) Custos menores
3) Estabilidade
Falando em não precisar de redes móveis, os rádios comunicadores funcionam por ondas eletromagnéticas, ou seja, não existe queda de sinal.
Se a estrutura for bem pensada e projetada, existe pouca probabilidade de o alcance do sinal não ser adequado ou ter alguma área da empresa onde o rádio não funciona.
4) Praticidade
Imagina só ter que ligar ou fazer uma conferência toda vez que alguém precisasse falar algo. Além do gasto financeiro, isso levaria muito tempo.
Os rádios comunicadores funcionam ao apertar de um botão, literalmente. A tecnologia PTT (Push-to-talk), é rápida e prática. É só apertar o botão para falar e soltar o botão para ouvir. Simples assim.
Como escolher o melhor rádio comunicador para sua empresa?
Está em dúvida sobre como montar uma estrutura de rádio para sua empresa, ou qual o melhor aparelho para suas necessidades? Isso é normal.
O mundo da radiocomunicação pode ser complexo, mas estamos aqui pra te ajudar.
A VHF trabalha com as melhores marcas do mercado, como Hytera e Motorola, para oferecer as melhores soluções de compra e aluguel de equipamentos para nossos clientes. Oferecemos assistência técnica, suporte e tudo o que sua empresa precisa para implantar um sistema de rádio ou atualizar a estrutura já existente!
Esperamos que você tenha entendido o que é a radiocomunicação. Entre em contato com a gente para analisarmos a situação da sua empresa! Ah, e acesse nosso blog para aprender mais sobre esse universo!