Já passou por problemas de sinal na sua empresa? Então você precisa conhecer o site survey.
Nas telecomunicações para empresas (radiocomunicação, wifi, telefonia, etc.), clareza e alcance são indispensáveis para que tudo funcione como deveria, e para isso as soluções precisam ser muito bem pensadas.
O site survey leva em consideração os equipamentos, o espaço e as necessidades de comunicação de cada caso para garantir que a infraestrutura instalada possa atender às expectativas.
Vem ver tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de projeto!
O que é site survey?
Site survey é um termo que pode ser traduzido como pesquisa ou levantamento de local.
É a atividade de analisar as características físicas e geográficas de um ambiente para a instalação ou manutenção de redes sem fio (wireless), como sistemas de rádio, wifi ou telefonia, com o objetivo de garantir o alcance do sinal e o bom funcionamento das redes de telecomunicação.
Cada empresa ou ambiente físico tem características únicas como paredes de diferentes espessuras, pés-direitos e espaços abertos que precisam ser levados em consideração na hora de planejar uma rede sem fio.
Por exemplo, uma fazenda pode ter espaços em diferentes elevações e com grandes distâncias entre uma antena de rádio e outra, enquanto um shopping, apesar de ser menor em área, tem muito mais obstáculos que podem atrapalhar a propagação do sinal.
O objetivo do site survey é identificar e analisar cada uma dessas características e pontos que possam interferir na rede para garantir que todos os equipamentos cumpram com as necessidades do sistema.
Essa pesquisa é usada tanto no planejamento e desenho das redes de telecomunicação quanto na auditoria dos projetos, quando o sistema não está entregando a qualidade necessária, por exemplo.
O site survey envolve alguns passos:
- Análise da planta;
- Medição de distância entre pontos de acesso;
- Entrevista com usuários;
- Definição de objetivos.
A partir disso, a pesquisa de campo é feita para entender o melhor posicionamento de antenas, repetidores, roteadores, etc. e se é preciso trocar ou comprar novos equipamentos.
Mas quais os principais benefícios de se fazer um site survey na sua empresa?
Para que serve o site survey? (Principais benefícios)
O site survey nada mais é do que o (re)planejamento de uma rede sem fio. Por si só, isso já fala muito sobre a utilidade desse serviço e como toda empresa que depende de telecomunicações precisa cuidar dessa etapa.
Mesmo assim, conheça alguns benefícios desse serviço:
1) Garantir a qualidade e o alcance da comunicação
Como falamos, as empresas precisam de comunicação clara e de qualidade e que cumpra com os objetivos estabelecidos. Para isso, o site survey é um passo essencial.
Um sistema de radiocomunicação projetado para um armazém vai ser bem diferente do que um para um grande evento, e os dois precisam ser planejados com as características de cada caso em mente, garantindo a melhor solução possível.
2) Prever a necessidade de equipamentos e otimizar o uso do que a empresa já tem
Algumas vezes o levantamento acaba mostrando que os equipamentos que a empresa usa no momento não são suficientes para trazer o resultado esperado. Em outras vezes, é possível otimizar o posicionamento e distribuição e alcançar resultados positivos com os equipamentos que já existem ali.
3) Reduzir gastos
Problemas na comunicação empresarial podem custar caro, e o site survey existe para reduzir esses problemas ao máximo.
Em primeiro lugar, a otimização do uso dos equipamentos evita que a empresa precise gastar com novas soluções quando os que ela já tem atendem à demanda.
Além disso, é essa mesma otimização que evita que a comunicação saia do ar ou não funcione como esperado, seja por sobrecarga ou pontos sem sinal.
4) Encontrar zonas sem alcance de sinal
Quem nunca ficou sem sinal de wifi ou rádio pode ter certeza que alguém fez um bom trabalho antes da instalação do sistema.
Infelizmente ainda é comum vermos redes não otimizadas para o espaço, e isso acaba causando “pontos cegos” na empresa, onde o sinal simplesmente não chega.
O problema disso é que esses pontos podem ser locais de extrema importância que precisam de conexão constante.
Seja por barreiras físicas como paredes ou lajes ou até mesmo por conta de longas distâncias, o site survey precisa resolver o problema dos pontos cegos.
5) Consertar falhas
Lembra que falamos que parte da análise é entrevistar os usuários? Pois é, não tem ninguém melhor para falar sobre os problemas de uma rede de comunicação do que quem precisa dela todos os dias.
Seja um profissional da indústria que está com interferência no seu rádio ou outro em uma plataforma de petróleo que precisa de clareza e potência no sinal, as falhas não podem acontecer.
O site survey é uma excelente ferramenta de auditoria para redes já instaladas e é capaz de revelar quais são os pontos de falha existentes, como problemas nos rádios ou outras dificuldades, para que sejam corrigidas o mais rápido possível.
6) Propor soluções práticas
A melhor coisa de se fazer um site survey é sair do processo com um documento detalhado sobre tudo o que precisa ser feito para montar uma estrutura de rádios ou atualizar uma já existente.
Seja através da aquisição de novos rádios bidirecionais, repetidores ou apenas a reorganização do sistema, o planejamento tem como objetivo a praticidade.
7) Otimizar o sistema para expansões futuras
Por fim, podemos falar sobre criar sistemas “à prova de futuro”.
Não é bom trabalhar no limite, e entender as demandas presentes e futuras de uma empresa pode garantir que os sistemas de comunicação serão capazes de dar conta das atualizações da infraestrutura conforme ela cresce.
Em todos os casos, um site survey é a chave para bons resultados em comunicação sem fio.
Quais são os tipos de site survey?
O site survey pode ser feito de diferentes maneiras – três, na verdade:
1) Site survey preditivo
O site survey preditivo usa softwares especializados para fazer uma simulação da planta do espaço, incluindo barreiras como paredes, lajes, estruturas, etc.
Esses softwares já levam em consideração as distâncias e a distribuição dos ambientes, simulando o alcance de sinal e “prevendo” como seria o funcionamento dos equipamentos antes de fazer a instalação.
Esse modelo preditivo é muito útil para analisar a propagação do sinal dos equipamentos e como seria a interação deles com as barreiras do local.
2) Site survey passivo
O site survey passivo funciona a partir de um equipamento que escaneia os pontos de acesso já instalados e mede a qualidade do sinal e os ruídos na rede.
Esse equipamento se conecta de forma passiva à rede, recebendo as informações de transmissão, procurando os pontos e analisando o sinal.
É importante dizer que esse método só funciona em redes já instaladas, para medir a qualidade do sinal e depois estudar novas possibilidades, mas não da mesma forma que o site survey preditivo.
3) Site survey ativo
O site survey ativo é usado para testar e fazer a auditoria também de redes já instaladas. Nesse método, o sistema é analisado do ponto de vista de envio de dados. São medidos o tempo de envio, perdas de sinal e qualidade da transmissão.
Sua empresa precisa de site survey?
Se sua empresa tem uma rede de radiocomunicação instalada ou pretende implantar uma solução de rádios, um site survey irá garantir que esse sistema cumpra com os objetivos esperados.
A VHF tem mais de 35 anos de experiência em radiocomunicações, e temos a infraestrutura que sua empresa precisa para ter o melhor da comunicação por rádio. Venha conhecer nossos serviços de site survey e construa seu projeto para atender às suas necessidades!